Enbusen

Embusen é a referência que se faz no Karate na execução do Kata, trata-se do caminho que o karateca faz quando executa o Kata. Como via de regra o Kata termina exatamente no mesmo ponto onde se inicia.

O embusen varia de acordo com o Kata, traçando linhas geométricas.

Um karateca deve ter em mente que o embusen não se trata tão somente de uma linha imaginária, mas é, no fim das contas, o caminho que o levará à compreensão do prórpio kata.

o embusen é de grande importância, pois fará que o estudante tome consciência das variações que acontecem durante uma luta e, assim, compreendendo a natureza de cada Kata.

Na realidade, todas as técnicas, tanto de ataque, defesas e posições,  poderiam ser executadas em uma linha reta, porém, perderiam completamente seu contexto e significado, como modo de desenvolver as habilidades de luta, o que se visa é a formação de desenvoltura do karateca, ambientá-lo e desenvolver sua percepção do meio.

E, muito embora, os exercícios sejam praticados individualmente, o seu traçado deve ser seguido à risca, para tornar mais efetiva a impressão de que se está enfrentando um adversário real.