Katas

KATA – FORMAS (A BASE ESSENCIAL DO KARATÊ)

Não havendo Kata não há Karatê-Do, pois, toda técnica nasce do Kata. O Kata é um elemento essencial do Karatê, sua parte mais importante. Ele é uma fonte infinita de aplicação. Antigamente em Okinawa, ensinava-se apenas um Kata num espaço de três anos, pois o Kata era treinado e intensamente aplicado de forma correta. Kata significa forma e é como se designam vários conjuntos de movimentos; sendo também o início e o fim da Arte Marcial

Cada Kata é uma seqüência de movimentos de Karatê que foram cuidadosamente estabelecidos em código, dentro do Kata está contidas todas as técnicas dos velhos mestres. Estudando a fundo as antigas técnicas usadas, percebemos que o que foi ensinado no passado é o que vivemos agora no presente.

Entre todas as Artes Marciais o Karatê é a única que não usa acessórios especiais, o “Kata”. E conseguimos perceber o desenvolvimento e o progresso à medida  que o praticamos. É no Kata que deve ser colocada toda a força e energia do praticante para conseguir domínio total de seu corpo e espírito. A prática tem como objetivo preparar o praticante para enfrentar de 8 a 10 adversários em um combate real. Ele tem o objetivo de fazer com que os reflexos e o raciocínio do praticante se condicione ao Karatê-Do criando um corpo sadio, elegante e uma mente equilibrada.

O Kata exige perfeição, técnica e aplicação real dos movimentos realizados, quem assim não praticar jamais atingirá a perfeição técnica e não atingirá a perfeição eficaz na luta real. O karateca deve estar concentrado, deve fixar bem os olhos no adversário imaginário enquanto executa postura e técnica, a mente e a força física, procurando unificar todas as artes, uma defesa pessoal é uma harmonia com a natureza. A seguir daremos a progressão feita num quadro de estudo dos Katas praticados pelo Karatê Taiyokan:

KATA DE BASE

Taikyoku (Shodan, Nidan, Sandan, Yondan, Godan e   Rokudan).

Heian (Shodan, Nidan, Sandan, Yondan e Godan).

Ten No Kata (Kata do Céu).

KATA AVANÇADO

Tekki (Andar a Cavalo) – Shodan, Nidan e Sandan.

Bassai (Atravessar a Fortaleza) – Dai e Sho.

Kanku (Saudação ao Sol) – Dai e Sho.

KATA SUPERIOR

Hanguetsu (Lua Crescente)

Seienchin.

Jutte  (Dez Mãos).

Jion

Unsu

Chinte

Ji’in

Wankan

Sochin

Nijushiho

Gojushiho (Dai e Sho)

Empi

Meikyo