Home
Onde estamos
Quem somos
Federações
Horários de aulas
Horários de funcionamento
Método de ensino
História do Karatê
Graduação
Kata
Embusen
Bunkai
Kihon
Kiai
Kumite
Planos do Curso
Eventos
Shihan Édnei
Album de Fotos
Videos
Redes Sociais
Imprensa
Contato
   

KATA - FORMAS (A BASE ESSENCIAL DO KARATÊ)

Não havendo Kata não há Karatê-Do, pois, toda técnica nasce do Kata. O Kata é um elemento essencial do Karatê, sua parte mais importante. Ele é uma fonte infinita de aplicação. Antigamente em Okinawa, ensinava-se apenas um Kata num espaço de três anos, pois o Kata era treinado e intensamente aplicado de forma correta. Kata significa forma e é como se designam vários conjuntos de movimentos; sendo também o início e o fim da Arte Marcial

Cada Kata é uma seqüência de movimentos de Karatê que foram cuidadosamente estabelecidos em código, dentro do Kata está contidas todas as técnicas dos velhos mestres. Estudando a fundo as antigas técnicas usadas, percebemos que o que foi ensinado no passado é o que vivemos agora no presente.

Entre todas as Artes Marciais o Karatê é a única que não usa acessórios especiais, o "Kata". E conseguimos perceber o desenvolvimento e o progresso à medida  que o praticamos. É no Kata que deve ser colocada toda a força e energia do praticante para conseguir domínio total de seu corpo e espírito. A prática tem como objetivo preparar o praticante para enfrentar de 8 a 10 adversários em um combate real. Ele tem o objetivo de fazer com que os reflexos e o raciocínio do praticante se condicione ao Karatê-Do criando um corpo sadio, elegante e uma mente equilibrada.

O Kata exige perfeição, técnica e aplicação real dos movimentos realizados, quem assim não praticar jamais atingirá a perfeição técnica e não atingirá a perfeição eficaz na luta real. O karateca deve estar concentrado, deve fixar bem os olhos no adversário imaginário enquanto executa postura e técnica, a mente e a força física, procurando unificar todas as artes, uma defesa pessoal é uma harmonia com a natureza. A seguir daremos a progressão feita num quadro de estudo dos Katas praticados pelo Karatê Taiyokan:

KATA DE BASE

Taikyoku (Shodan, Nidan, Sandan, Yondan, Godan e   Rokudan).                       

Heian (Shodan, Nidan, Sandan, Yondan e Godan).

Ten No Kata (Kata do Céu).

KATA AVANÇADO

Tekki (Andar a Cavalo) - Shodan, Nidan e Sandan.

Bassai (Atravessar a Fortaleza) - Dai e Sho.

Kanku (Saudação ao Sol) - Dai e Sho.

KATA SUPERIOR

Hanguetsu (Lua Crescente)

Seienchin.

Jutte  (Dez Mãos).

Jion

Unsu

Chinte

Ji'in

Wankan

Sochin

Nijushiho

Gojushiho (Dai e Sho)

Empi

Meikyo

 
   
Top